POLÍTICA DE PRIVACIDADE E COOKIES

Utilizamos alguns recursos para entender o que nossos clientes tem interesse e melhorar sua experiência. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Entendi
Whatsapp do Recommed
Imagem da O que é controle de infecção? Os passos que preservam a saúde.

O controle de infecção é um dos tópicos mais importantes da área da saúde. Sua aplicação preserva o bem-estar de pacientes, funcionários e visitantes em convivência dentro de um ambiente que prestam assistência à saúde.

 

Várias enfermidades são evitadas e o ambiente se torna mais saudável para promover a saúde e recuperação aos pacientes. Trata-se de um detalhe essencial em todos os tipos de hospitais, postos, clínicas de especialidade médicas, dentre outros serviços de assistência ao paciente.

 

Órgãos reguladores e normatizadores ligados ao Ministério da Saúde, são instruídos a recomendar, aprovar e acompanhar o controle de infecção com rigidez e total esmero a saúde coletiva.

 

Vamos explicar o que é Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (IRAS) e os passos que preservam a saúde. Se você é o responsável por cuidar do setor diretivo de um hospital, recomendo ler este conteúdo até o final.
 

O que é controlar e prevenir infecção?

 

Controlar e prevenir infecção é a maneira mais acessível e efetiva de prevenir a transmissão de microorganismos que causam Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) que são nocivos para os pacientes em tratamento, prolongando assim o tempo de internação, consequentemente elevando custos, causando comorbidades graves e ainda levar ao óbito.
 

Profissionais de saúde que trabalham com a manipulação de medicamentos, alimentos e contato direto ou indireto com pacientes, devem se ater à necessidade de higienização das mãos e do descarte correto de materiais com risco infeccioso, bem como a limpeza e desinfecção ambiental.
 

Produtos que auxiliam na higienização das mãos são indispensáveis nas instituições de saúde, devendo apresentar qualidade acima da média.
 

Outros produtos que são grandes aliados na prevenção de IRAS são os destinados para realizar a limpeza e desinfecção de superfícies.
 

O que faz a Prevenção e Controle de IRAS?

 

Os padrões que direcionam para a compra de produtos auxiliares na higienização das mãos, e dentre outras medidas indispensáveis à preservação da boa saúde,  são guiados pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) em parceria com a CCIH (Comissão para Controle de Infecção Hospitalar), presente em hospitais e demais instituições de saúde composta por médicos e enfermeiros.
 

Como é feito a Prevenção e Controle das IRAS?

 

Para prevenir e controlar as IRAS são necessárias algumas medidas importantes a serem adotadas, dentre elas a realização da Higiene das Mãos com água e sabonetes hospitalares e com o uso de álcool 70% que pode ser acionado através de Acessórios (Higiene das Mãos).
 

Outra medida é padronizar nas instituições de saúde sanitários de qualidade aprovados pela Anvisa para limpeza e desinfecção dos ambientes. Estes produtos devem ter laudos que comprovem a ação biocida para determinados microorganismos.
 

Qual a importância de Prevenir e Controlar as IRAS?

 

Além de evitar infecções em pacientes, profissionais de saúde e visitantes, o hospital é livre de punições severas de órgãos reguladores que poderão custar a credibilidade e a liberdade de funcionamento do espaço de saúde.
 

O que concluir?

 

Como pode acompanhar ao longo do texto, as ações de prevenção e controle das IRAS são primordiais para a manutenção da saúde pública e da credibilidade de um hospital.

Além disso, é necessário conscientizar.
 

Conheça as Campanhas de Desinfecção De Ambientes e Higienes Das Mãos.